Sbriciolata de morango

/5

APRESENTAÇÃO

A sbriciolada de morango é uma sobremesa delicada e deliciosa, onde migalhas crocantes feitas com farinha e manteiga guardam um recheio macio de morangos e creme com aroma de baunilha. O invólucro externo lembra muito a Torta sbrisolona, especialidade de Mantova, mas o coração cremoso lhe confere uma maciez surpreendente que deixa os gulosos encantados! Perfeito para o lanche ou como sobremesa após a refeição, é preparado na primavera com os morangos da estação, mais doces e suculentos. Esfarelar a Massa podre é fácil e divertido até mesmo para os pequenos: a sbriciolada de morango é uma sobremesa perfeita para preparar com seus filhos, que se sentirão pequenos confeiteiros e acharão o lanche ainda mais gostoso!

Descubra também:

 

INGREDIENTES

Ingredientes (para uma forma de 24 cm de diâmetro)
Farinha tipo 00 500 g
Açúcar de confeiteiro 300 g
Manteiga 200 g - (frio de geladeira)
Ovos 110 g - (cerca de 2 médias)
Fermento químico em pó 5 g
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada
Para o creme
Leite inteiro 750 g
Gemas 185 g - (cerca de 10 gemas)
Açúcar 225 g
Fava de baunilha 2
Farinha tipo 00 60 g
Para o recheio de morangos
Morangos 100 g
geleia de morango 620 g
Para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar a sbriciolada de morangos, comece pelo creme: aqueça o leite com as duas vagens de baunilha e as sementes internas 1. Deixe ferver. Enquanto isso, coloque as gemas em uma tigela, adicione o açúcar 2 e misture com um batedor. Adicione também a farinha 3.

Continue misturando com um batedor até que a mistura fique homogênea 4. Quando o leite ferver, retire as vagens de baunilha e despeje sobre a mistura de ovos em 3 etapas, misturando com um batedor 5. Despeje toda a mistura na panela previamente usada, volte ao fogo e cozinhe o creme em fogo médio, continuando a mexer, tocando bem todos os lados e o fundo da panela. Quando o creme começar a engrossar e ferver, continue mexendo por cerca de um minuto 6.

Coloque o creme pronto 7 em um recipiente comprido e largo ou uma tigela grande 8, coloque filme plástico por cima em contato e deixe esfriar em temperatura ambiente. Corte a manteiga em cubos para a base 9.

Mantenha a manteiga na geladeira para que fique bem fria 10. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o açúcar de confeiteiro 11. Peneire os ingredientes secos no processador 12.

Adicione as sementes de uma vagem de baunilha, uma pitada de sal e a manteiga 13. Ligue o processador para misturar brevemente. Coloque a mistura em uma tigela, despeje os ovos batidos por cima 14. Amasse rapidamente com as mãos, tentando beliscar a massa 15.

Você deve obter uma mistura esfarelada 16. Cubra a tigela com plástico filme e deixe descansar na geladeira por uma hora. Forre uma forma de 24 cm de diâmetro com papel manteiga, garantindo que o papel ultrapasse alguns cm a borda da forma. Despeje 2/3 da massa no fundo 17 mantendo a textura, forme as bordas (altas até o limite da forma), ajude-se pressionando levemente a massa com uma colher 18.

Preencha a forma com o creme pasteleiro 19, se preferir, você pode usar um saco de confeitar para nivelar com uma espátula 20. Cubra com a geleia de morango, usando também aqui um saco de confeitar 21 ou uma colher.

Corte os morangos em pedacinhos 22 e distribua-os sobre a geleia 23. Termine adicionando a massa restante 24.

É normal que tudo chegue até a borda da forma ou transborde levemente. Asse a sbriciolada 25 em forno estático pré-aquecido a 180°C por 80 minutos: os primeiros 50 minutos na prateleira média-baixa, nos últimos 30 minutos levante ligeiramente o bolo para dourar. Retire do forno, deixe amornar 26, depois desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir 27.

Conservação

A sbriciolada de morangos pode ser conservada na geladeira coberta por no máximo 2-3 dias. Recomenda-se não congelar.

Dica

Para o sucesso da massa quebrada, a manteiga utilizada deve estar fria da geladeira e não deve ser aquecida demais, manuseá-la por muito tempo com as mãos pode aquecê-la, este processo deve durar o menor tempo possível.

O descanso na geladeira é fundamental para retornar a manteiga a uma temperatura ótima para o bom resultado da textura arenosa.

O creme pasteleiro deve ser cozido em fogo médio, continuando a mexer para evitar a formação de grumos e resíduos grudados no fundo da panela.

Sem o uso do filme plástico em contato, se formaria uma película no creme. Para esfriar mais rapidamente o creme, coloque um recipiente no freezer antes de começar, e depois transfira o creme pronto, mexa para esfriar mais rápido. O creme pode ser aromatizado também com cascas de limão ou laranja.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.