Tiramisù de pistache

/5

APRESENTAÇÃO

O clássico tiramisù sempre agrada a todos quando se fala de sobremesas de colher! Hoje queremos atiçar vocês com uma versão de sabor rico e extraordinário: o tiramisù de pistache! Este fruto é muito amado na cozinha e é utilizado para criar muitas receitas tanto doces quanto salgadas. Assim, reunimos todo o seu sabor em uma pasta caseira, perfeita para deliciar o clássico creme de mascarpone! A pasta de pistache é fácil de fazer e vai enriquecer este creme aveludado, feito com o pâté à bombe, para evitar o consumo de ovos crus e torná-lo assim macio e arejado. Se você é fã da versão mais clássica desta sobremesa, não se preocupe, não faltarão os típicos savoiardi embebidos no café! Pronto para se submergir nesta versão pistachiosa? Propomos fazer porções individuais, mas se preferir pode fazer nosso tiramisù de pistache também em uma única travessa e cortá-lo em porções após descansar na geladeira! Podemos garantir que você conquistará seus convidados colherada após colherada!

E se você está sempre em busca de novas variações do tiramisù, experimente também:

Descubra também nossas melhores receitas com pistaches:

  • creme de pistache
  • pesto de pistaches
  • torta da vovó de pistache
  • sorvete de pistache sem sorveteira
INGREDIENTES
Ingredientes para 4 tiramisù
Mascarpone 300 g
Gemas 40 g - (cerca de 2)
Açúcar 80 g
Óleo de gergelim 20 g
pistachios 40 g
Água 30 g
Biscoitos Savoiardi 8
Cacau em pó amargo quanto baste
Café 70 g
Água 30 g - à temperatura ambiente
Granulado de pistache 10 g

Preparação

Para preparar o tiramisù de pistache, coloque os pistaches em um processador 1 e triture-os até reduzi-los a pó. Em seguida, adicione o óleo de gergelim aos poucos 2 e continue a processar até obter um creme 3. Prepare o café com a moka e deixe esfriar.

Coloque uma panela de fundo grosso no fogo, adicione a água 4 e o açúcar 5 e leve a calda à ebulição, monitorando a temperatura com um termômetro de alimentos. Quando a temperatura atingir 115°, comece a bater as gemas separadamente com uma batedeira elétrica 6.

Quando a calda atingir 121° 7, retire do fogo e despeje em fio na tigela onde começou a bater as gemas 8, continue a bater em velocidade baixa até que a mistura esfrie e fique clara e espumosa, o que levará cerca de 10-12 minutos. Neste ponto, adicione o mascarpone 9, continuando sempre a bater com as pás.

Por último, adicione o creme de pistache 10, mantendo sempre as pás em ação até que esteja incorporado 11. Agora divida ao meio os savoiardi 12.

Despeje o café preparado com a moka em uma tigela baixa e larga 13. Em seguida, dilua com 30 g de água em temperatura ambiente. Tudo está pronto para montar o tiramisù: pegue 4 copos com capacidade de 140 ml cada, ajudando-se com um saco de confeitar, esprema o creme no fundo para criar uma primeira camada 14, continue mergulhando duas metades de savoiardi na tigelinha com café e água 15

para então colocá-los dentro do copo, criando a segunda camada, continue espremendo mais creme 16, polvilhe a superfície com cacau em pó 17 e depois continue com mais uma camada de savoiardi 18

depois mais uma de creme 19, por fim termine com cacau em pó e grânulos de pistache 20, deixe firmar na geladeira por algumas horas. O tiramisù de pistache está pronto para ser saboreado 21!

Conservação

O tiramisù de pistache se conserva na geladeira por no máximo 2-3 dias.

É desaconselhável congelar.

Conselho

Você pode preparar o creme no dia anterior e montar o tiramisù 2-3 horas antes de servir.

Para realizar um creme de pistache perfeito, recomendamos adicionar o óleo de gergelim aos poucos até obter uma consistência densa.

Em alternativa ao mascarpone, você pode usar ricota.

Se você não conseguir encontrar óleo de gergelim, pode usar óleo de semente de girassol ou de amendoim.

Sugestões e curiosidades

• Em vez de fazer o creme com pistaches e óleo, pode usar o creme de pistache?

É possível comprar a pasta de pistache em lojas que vendem produtos de confeitaria. O creme de pistache para espalhar é outro tipo de produto com doçura e características diferentes.

• Quais pistaches são preferíveis?

É melhor usar pistaches não salgados ou torrados: esses são bons para preparar pestos ou outras preparações salgadas.

• Existe uma alternativa ao óleo de gergelim?

Pode-se usar outro óleo de sementes igualmente delicado.

• Em vez de café, com o que molhar os savoiardi?

Podem ser mergulhados em leite e cacau ou apenas leite!

• Pode-se pular a etapa da calda de açúcar?

Se você não quiser realizar a pasteurização caseira dos ovos, é uma etapa que pode ser omitida.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.