Torta da vovó com pistache

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje vamos preparar juntos uma deliciosa releitura da Torta da vovó, igualmente boa e original. A torta da vovó com pistache é composta por uma crocante camada de Massa podre que envolve uma generosa camada de Creme de pistache. Uma sobremesa caseira perfeita para saborear em família após um ótimo almoço, aniversário ou um lanche especial. As coisas simples são sempre as melhores, mas basta pouco para transformá-las em algo realmente especial!

E se você gostou desta receita, recomendamos experimentar também outras variações sobre o tema:

Se você está procurando outras receitas deliciosas com pistaches, experimente nosso Tiramisù de pistache!

INGREDIENTES

Para a massa (para uma forma de 26 cm)
Farinha tipo 00 450 g
Manteiga 200 g - (frio de geladeira)
Ovos 128 g - (2 médias)
Açúcar 160 g
Sal fino 1 pitada
Fermento químico em pó 5 g
para o creme de confeiteiro com pistache
Leite inteiro 750 ml
Açúcar 270 g
Pasta de pistache 100 g
Amido de milho (maizena) 100 g
Gemas 72 g - (cerca de 4)
Sal fino quanto baste
para decorar
Granulado de pistache 20 g
Leite inteiro quanto baste
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar a torta da vovó com pistache, primeiro faça a massa. Em uma tigela, coloque a farinha, o fermento 1 e o açúcar 2. Adicione também os ovos 3 e uma pitada de sal.

Adicione também a manteiga fria cortada em pedaços 4 e misture rapidamente tudo na tigela 5. Quando a mistura estiver homogênea, trabalhe mais um pouco em uma superfície e embrulhe o pedaço obtido em filme plástico 6. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro com pistache. Em uma panela, coloque o amido, o açúcar e o sal 7; adicione também as gemas e a pasta de pistache 8. Nesse ponto, mexendo com um batedor, adicione o leite aos poucos 9.

Misture bem, então transfira a mistura para o fogo e continue mexendo 10 por alguns minutos até o creme engrossar 11. Nesse ponto, transfira para uma tigela e cubra com filme plástico em contato 12. Em seguida, deixe esfriar em temperatura ambiente.

Quando o creme estiver bem frio, retire a massa da geladeira e divida-a ao meio. Abra cada uma das duas partes entre duas folhas de papel manteiga, usando um rolo de macarrão. Você deve obter uma espessura de cerca de meio cm 13. Nesse ponto, pegue uma forma de 26 cm de diâmetro, unte e enfarinhe. Com a ajuda do papel manteiga, transfira um dos discos de massa para dentro 14. Ajuste bem a massa nas bordas e remova o excesso usando uma faca. Então, fure a base com os dentes de um garfo 15.

Coloque dentro o creme de confeiteiro com pistache 16, nivele bem com uma espátula 17 e feche com o outro disco, então sele as bordas pressionando levemente com os dedos 18. Assim, você também removerá o excesso de massa.

Como último passo, fure novamente a parte superior da torta com um garfo. Pincele a superfície com leite 19 e polvilhe com pedacinhos de pistache 20. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 40-45 minutos. Uma vez assada 21, deixe esfriar completamente. Então, transfira para um prato, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Conservação

Conserve a torta da vovó na geladeira por alguns dias.

A massa pode ser congelada por 1 mês.

O creme pode ser armazenado na geladeira por 2-3 dias.

Conselho

Em vez da pasta de pistache, você pode usar um creme de pistache, mas deve diminuir a quantidade de açúcar do creme em cerca de 130 g.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.