Torta pasqualina sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está procurando uma torta pasqualina sem glúten feita em casa, esta receita é perfeita para levar à mesa todo o sabor da tradição, sem renunciar a nada! A nossa versão caseira deste clássico aperitivo pascoal tem apenas uma pequena variação em relação à receita original da Torta Pasqualina: a massa sem glúten, ideal para quem tem necessidades alimentares especiais ou simplesmente quer experimentar uma torta salgada diferente das usuais. O recheio continua o mesmo, rico e saboroso: ricota, acelga e os indispensáveis Ovos cozidos inteiros que aparecem ao cortar. Prepare a torta pasqualina sem glúten para o almoço de Páscoa ou para o piquenique de Pasquetta: será uma festa para todos, inclusive para quem segue uma alimentação sem glúten!

Aqui estão outras receitas sem glúten para o seu menu de Páscoa:

 

INGREDIENTES

para a massa brisé (para uma forma com diâmetro na base de 21 cm e altura 5 cm)
Mix de farinhas sem glúten 400 g
Manteiga 200 g - frio
Água 170 g - fria
Sal fino quanto baste
para o recheio de acelga
Acelga 1 kg
Parmigiano Reggiano DOP 50 g
Cebolas brancas ½
Ovos 2
Azeite virgem extra quanto baste
para o recheio de ricota
Ricota de vaca 380 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g
Ovos 2
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
para rechear
Ovos 7
para pincelar
Gemas 1
Creme de leite fresco líquido quanto baste

Preparação

Para preparar a torta pasqualina sem glúten, primeiro cuide da massa brisé: em um processador de alimentos coloque a mistura de farinha sem glúten, a manteiga fria 1 e uma pitada de sal 2. Ligue o mixer e adicione a água fria em fio 3.

Quando a água estiver bem absorvida 4, transfira a massa para a bancada 5. Trabalhe pouco com as mãos 5, o suficiente para compactar e formar um bloco. Cubra com filme plástico 6 e coloque na geladeira enquanto você cuida do recheio. 

Limpe e pique finamente a cebola 7. Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite, acrescente a cebola picada 8 e refogue em fogo médio-baixo por cerca de 8-10 minutos, adicionando um pouco de água 9 aos poucos. 

Agora adicione as acelgas 10 e cozinhe por alguns minutos, apenas o tempo suficiente para amolecê-las 11. Escorra as acelgas para eliminar o excesso de líquido 12 e deixe esfriar. 

Quando as acelgas estiverem frias, transfira para uma tigela com o ovo 13, o queijo ralado 14 e uma pitada de sal. À parte, misture a ricota, que você já escorreu em uma peneira se necessário, com os ovos 15.  

Tempere com o queijo ralado 16, noz-moscada 17 e sal. Misture tudo e reserve. Neste ponto, retire a massa da geladeira e estenda com a ajuda de um rolo, polvilhando com um pouco de farinha sem glúten 18.

Forme um disco de aproximadamente 30 cm de diâmetro, com espessura de meio centímetro 19 e enrole a massa no rolo. Desenrole a massa sobre uma forma cônica com 21 cm na base e 24 cm nas bordas, com cerca de 5 cm de altura 20. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa 21, que deve ser trabalhado e estendido novamente para fazer a cobertura. 

Agora coloque o recheio de acelga na forma 22 e nivele bem com as costas de uma colher 23, depois adicione também o recheio de ricota 24

Nivele também aqui para obter uma superfície uniforme 25. Forme 7 cavidades com uma colher 26, quebre os ovos à parte e coloque-os delicadamente nesses espaços 27, tomando cuidado para não quebrá-los.

Estenda o restante da massa brisé, coloque sobre a forma e sele as bordas 28. Com a ponta de uma faca, faça furos em toda a superfície para deixar o ar sair durante o cozimento 29. Finalmente, pincele a superfície com a gema e o creme misturados 30

Asse em forno pré-aquecido a 180° na prateleira mais baixa (sem contato com a base do forno) por 70 minutos 31. Retire do forno e deixe esfriar a sua torta pasqualina sem glúten 32 antes de cortá-la e servi-la 33!

Conservação

A torta pasqualina sem glúten pode ser conservada por 2-3 dias na geladeira.

Pode ser congelada após o cozimento, já porcionada.

Dica

As acelgas podem ser substituídas por espinafre.

Se você gosta, pode usar ricota de ovelha, que tem um sabor mais intenso e decidido.

Para uma correta preparação das receitas sem glúten

Para as receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que têm a espiga riscada na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo guia da AIC Associazione Italiana Celiachia.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.