Risoto de frutos do mar

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de frutos do mar é um prato clássico da culinária italiana que consegue agradar a todos de norte a sul. Por quê? Simplesmente porque é um prato saboroso, refinado e nada difícil! A única coisa mais complexa é a limpeza de todos os frutos do mar, mas como sempre explicamos passo a passo como proceder! O risoto de frutos do mar é o prato perfeito quando você quer receber amigos e familiares com um primeiro prato de classe. Uma alternativa válida à versão siciliana do Cuscuz com frutos do mar ou aos napolitanos Schiaffoni (o paccheri) aos frutos do mar! Garfada após garfada, você sentirá a harmonia dos sabores e os aromas do mar unidos em uma combinação gustativa realmente surpreendente.

Depois de experimentar este delicioso risoto, não pare por aqui.. aqui estão outras saborosas variações de risotos do mar: 

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Mexilhões 1 kg
Amêijoas 500 g
Lulas 350 g - já limpos
Camarões 300 g - (as caudas)
Salsa 1 punhado
Alho 2 dentes
Vinho branco 90 g
Caldo de legumes quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Manteiga 70 g - frio
Cebolinha fresca 50 g
Aipo 25 g
Cenouras 25 g
Pimenta 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto de frutos do mar, comece limpando todos os moluscos e crustáceos. Lembre-se de descartar mexilhões e vôngoles que já estiverem abertos ou quebrados. Então comece com os Como limpar e abrir mexilhões: remova os cracas com uma faca 1 e depois puxe o bisso 2. Finalmente, raspe as impurezas com uma palha de aço e enxágue bem 3.

Depois de deixar as Como limpar as amêijoas de molho em água 4 com sal 5 por algumas horas, tempo necessário para que expulsem a areia, escorra e enxágue. Lembre-se de bater cada vôngole na tábua ou na pia para garantir que estejam todas inteiras e não cheias de areia 6.

Esvazie o interior das Como limpar lulas e retire a pele 7. Em seguida, corte em tiras de cerca de 1 cm de espessura 8 e, destas, corte pedaços grandes de 2 cm 9.

Por fim, limpe as caudas de Como limpar os camarões removendo as pernas 10, eliminando a casca 11 e o fio preto nas costas; basta fazer uma incisão na superfície e removê-lo com a lâmina ou um palito de dente 12.

Agora que você tem tudo pronto, vá para o fogão. Comece cozinhando os mexilhões, coloque uma panela grande no fogão e acenda na potência máxima e adicione os mexilhões. Feche com a tampa 13 e deixe abrir, agitando a panela de vez em quando. Eles levarão 2-3 minutos para abrir 14. Filtre o líquido, despejando-o em uma peneira colocada sobre um recipiente 15.

Aguarde alguns instantes antes de começar a descascá-los, assim você não se queimará. Separe 2-3 mexilhões inteiros para cada prato, eles servirão para a decoração final 16. Passe para o cozimento das vôngoles. Coloque a panela de volta no fogão, acenda o fogo e coloque-as dentro. Feche com a tampa 17 e deixe-as abrir, agitando a panela de vez em quando. As bivalves abrirão em 1-2 minutos, assim que estiverem abertas, filtre o líquido, despejando-o no mesmo recipiente utilizado para coletar o dos mexilhões 18.

Deixe esfriar por alguns instantes antes de descascar essas também, mantendo ainda 2-3 peças inteiras por prato 19. Mantenha aquecido o Caldo de legumes e comece a limpar o aipo, a cenoura e a cebolinha. Pique-os finamente com uma faca; limpe os dentes de alho, deixando-os inteiros 20. Por fim, limpe a pimenta e depois pique-a, e pique a salsa. Coloque tudo de lado e volte para o fogão. Coloque uma caçarola no fogo, coloque um fio de óleo dentro e adicione o picado, o alho e a pimenta picada 21.

Deixe tudo ganhar sabor por cerca de dez minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando os aromas estiverem macios, retire o alho 22, aumente para a temperatura máxima e adicione as lulas 23. Deixe saltear por 1 minuto antes de adicionar as caudas 24.

Refogue por mais um minuto e, assim que o líquido secar, adicione 40 g de vinho branco 25. Quando o álcool tiver evaporado completamente, desligue e transfira as lulas e camarões para uma tigela, cubra com a tampa e mantenha aquecido 26. Na mesma panela, adicione o arroz e deixe tostar por cerca de 1 minuto na potência máxima, mexendo continuamente para evitar que os grãos queimem 27.

Quando estiverem tostados, adicione o restante do vinho branco (ou seja, 50 g) 28 e espere o álcool evaporar antes de cozinhar o arroz com o caldo 29. Você poderá umedecer um pouco de cada vez com conchas até terminar o cozimento. Adicione o líquido dos mexilhões e vôngoles e mexa de vez em quando, mas não muito 30.

Quando faltarem 1-2 minutos para o final do cozimento, adicione camarões e lulas 31, mexilhões e vôngoles 32 e deixe pegar sabor. Desligue e adicione a manteiga bem fria e cortada em cubos 33.

a salsa picada e a pimenta preta moída na hora 34. Misture e deixe descansar por alguns minutos antes de servir 35. Aqui está o seu risoto de frutos do mar pronto, decore os pratos com os mexilhões e vôngoles reservados 36.

Conservação

O risoto de frutos do mar pode ser conservado na geladeira por alguns dias, no entanto, seria melhor consumi-lo imediatamente. Você pode cozinhar os frutos do mar com antecedência, mantendo-os na geladeira e depois trazendo-os à temperatura ambiente antes de usar.
Aconselha-se a não congelar.

Conselho

Não se assuste ao ler que há manteiga em um risoto de frutos do mar! Você deve saber que a gordura animal, especialmente aquelas ricas e saborosas como o bacon, por exemplo, combinam muito bem com peixes. Além disso, um risoto não poderia ser cremoso sem uma base gordurosa e cremosa. Preferimos não usar queijo ralado, mas se preferir, pode usá-lo para tornar tudo ainda mais saboroso!

Com as sobras das caudas de camarão, você pode fazer um caldo de crustáceos para usar no lugar do caldo de legumes.

O risoto de frutos do mar é perfeito também para o menu de Ano Novo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.