Torta salgada

/5

APRESENTAÇÃO

A torta salgada é um prato Torta rústica salgada que nasce para evitar desperdícios e para dar nova vida aos ingredientes que ficaram tempo demais na geladeira! Queijos, frios e vegetais se transformam em algo diferente a cada vez, sempre especial, graças também à Massa brisée que torna tudo tão bom e crocante, como na receita da nossa Torta salgada de abóbora! Mas hoje queremos propor a vocês uma versão original à base de batata-doce, couve de Bruxelas e linguiça. Mesmo assim, o que tornará essa torta salgada diferente de todas as outras será certamente o molho royale, que dará uma suavidade e um sabor especial. Façam também a torta salgada e não esqueçam de personalizá-la com seu toque pessoal!

Se procuram outras ideias saborosas, experimentem também:

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa brisée (para uma forma de 24 cm)
Farinha tipo 00 250 g
Manteiga 125 g - frio
Água 85 g - fria
para o recheio
Batata doce (ou americana) 200 g
Couve de Bruxelas 120 g
Salamela 50 g
Cebolas roxas ½
Pão 1 fatia - (cerca de 35 g)
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o molho royale
Creme de leite fresco líquido 300 g
Parmigiano Reggiano DOP 60 g - para ralar
Ovos 1 - médio
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a torta salgada, a primeira coisa a fazer é preparar a massa brisée: coloque a farinha junto com a manteiga cortada em cubos no recipiente de um mixer com lâminas 1 e bata tudo 2 até obter uma mistura arenosa. Em seguida, com o mixer ligado em velocidade moderada, adicione a água aos poucos 3.

Assim que tiver obtido uma mistura uniforme 4, transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e trabalhe por alguns instantes 5. Neste ponto, embrulhe em filme plástico 6 e deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira.

Enquanto isso, prepare o recheio. Lave bem as batatas-doces e, sem descascá-las, corte-as em fatias bem finas usando um mandolin (7-8); vá transferindo-as para uma tigela cheia de água para não oxidarem 9.

Corte a cebola em fatias finas 10 e transfira para uma panela onde já tenha colocado um fio de óleo 11. Deixe murchar e enquanto isso retire a pele da linguiça e corte-a com uma faca 12.

Lave e corte também as couves de Bruxelas em rodelas finas 13 e assim que a cebola estiver murcha, adicione a linguiça na panela 14. Mexa até que esteja bem dourada, então adicione as couves 15.

Tempere com sal e pimenta e cozinhe em fogo médio por alguns minutos 16. Neste ponto, prepare também o molho royale: no copo de um mixer, coloque o creme de leite, o ovo 17, o parmesão 18 e adicione sal e pimenta.

Bata tudo com um mixer de imersão 19 até obter um creme liso e reserve. Pré-aqueça o forno a 200° em modo estático, depois unte e enfarinhe uma forma de 24 cm: escolhemos usar uma de cerâmica, mas você pode usar uma clássica. Retome a massa brisée e abra com um rolo 20 até obter uma espessura de meio cm. Transfira a massa para dentro da forma 21 e pressione levemente com os dedos para aderir.

Com uma faca, elimine o excesso de massa das bordas 22 e com um garfo fure a base 23. Coloque uma primeira camada de batatas e adicione a mistura de linguiça e couves de Bruxelas 24.

Disponha as fatias de batatas restantes apenas ao redor 25, deixando um espaço vazio no centro. Adicione as folhinhas de manjericão, quebrando-as com as mãos e tempere com sal e pimenta. Em seguida, despeje o molho royale espalhando uniformemente sobre o recheio 26 e usando um garfo, faça um desenho na borda 27.

Neste ponto 28, asse em forno estático pré-aquecido a 200°, na prateleira mais baixa, por cerca de 35 minutos. Depois, mova a forma para o centro do forno e asse por mais 20 minutos. Enquanto isso, corte o pão em cubos pequenos 29 e toste-os na panela com um fio de óleo 30.

Assim que a torta salgada estiver cozida e bem dourada, retire do forno 31 e complete com os croûtons 32 antes de servir 33.

Conservação

A torta salgada pode ser conservada por 2-3 dias na geladeira. Em alternativa, é possível congelá-la já assada.

Conselho

Adicione queijos a seu gosto (o queijo de cabra é muito indicado) e se não gostar de couve de Bruxelas, substitua por alface romana ou outro vegetal de folha da estação. Para uma versão vegetariana, você pode usar cogumelos no lugar da linguiça!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.