Babka de limão e mirtilos

/5

APRESENTAÇÃO

A babka de limão e mirtilos é uma deliciosa variante de um típico doce polonês caracterizado por uma consistência particularmente macia e saborosa, semelhante ao Pão brioche. Nesta receita, a nota ácida dos mirtilos encontra a frescura vibrante do limão criando uma combinação perfeita! A massa macia envolve com cuidado uma compota de mirtilos caseira que, a cada mordida, libera seu sabor intenso e frutado. Após sair do forno, a babka é enriquecida com um toque final que realça sua personalidade: uma delicada calda de limão que penetra nas camadas do fermentado, equilibrando perfeitamente a doçura da fruta. Entre tradição e criatividade, a babka de limão e mirtilos é uma ideia genuína para saborear tanto no café da manhã quanto no lanche!

Experimente também a variante da Babka de chocolate ou escolha entre estas deliciosas receitas de doces fermentados:

INGREDIENTES

Para a massa (para uma forma de 25x11 cm)
Farinha tipo 0 500 g
Leite 250 g
Açúcar 80 g
Manteiga 80 g
Gemas 2
Fermento biológico fresco 10 g
Casca de limão 1
Extrato de baunilha 1 colherinha
Sal 5 g
Para a compota de mirtilos
Mirtilos 300 g
Açúcar 100 g
Limões 1 - raspas e suco
Para a calda de limão
Água 40 g
Açúcar 30 g
Suco de limão 1 colher

Preparação

Para preparar a babka de limão e mirtilos, primeiro coloque em uma batedeira a farinha com o açúcar 1, o fermento 2 e o leite 3.

Adicione também a casca de limão ralada 4 e o extrato de baunilha 5. Monte o gancho e ligue a máquina por 4 minutos. Assim que todos os ingredientes estiverem bem misturados, adicione as gemas 6.

Adicione também o sal 7 e amasse novamente. Quando a massa estiver ligada, adicione a manteiga amolecida, um pedaço de cada vez 8. Ligue novamente por 12 minutos e, quando a massa estiver ligada, deixe descansar na batedeira por 5 minutos, coberta com filme plástico. Forme então um pãozinho liso 9 e deixe fermentar até dobrar de tamanho, levará de 2 a 3 horas.

Enquanto isso, dedique-se à compota de mirtilos. Em uma panela, coloque os mirtilos, adicione o açúcar 10, a casca 11 e o suco de limão 12.

Leve à fervura 13, abaixe o fogo e continue cozinhando por 20 minutos. Deixe esfriar completamente 14. Pegue o pãozinho e coloque-o em uma superfície ligeiramente enfarinhada 15.

Abra a massa com a ajuda de um rolo 16 e espalhe a superfície com a compota de mirtilos, deixando alguns centímetros livres nas bordas 17. Enrole a massa 18, sele bem as extremidades e deixe firmar na geladeira por 20 minutos.

Depois desse tempo, corte a massa no sentido do comprimento 19. Cruze as 2 partes para formar uma trança 20 e coloque em uma forma grande de 25x11 cm coberta com papel manteiga 21. Asse em forno estático a 200° por 20 minutos, depois abaixe a temperatura para 175° e continue assando por mais 20 minutos.

Enquanto isso, cuide da calda de limão. Em uma panela, despeje a água junto com o açúcar 22 e o suco de limão 23. Cozinhe em fogo baixo até que o açúcar esteja dissolvido 24.

Desenforme a babka e coloque-a sobre uma grade, em seguida, pincele imediatamente com a calda 25 e polvilhe com a casca de limão ralada 26. Deixe esfriar. Sua babka de limão e mirtilos está pronta para ser desfrutada 27!

Conservação

A babka de limão e mirtilos conserva-se à temperatura ambiente, em um recipiente hermético ou envolta em filme plástico, por 2-3 dias.

Se desejar, pode congelá-la por um mês: corte em fatias e envolva cada fatia individualmente com filme plástico ou em um saco para congelamento. Quando quiser saborear, basta descongelar as fatias à temperatura ambiente ou aquecê-las ligeiramente no forno.

Conselho

Para um toque de doçura extra, você pode cobrir a babka com uma simples cobertura de limão feita com açúcar de confeiteiro e suco de limão!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.