Ciaramicola

/5

APRESENTAÇÃO

Talvez nem todos conheçam a ciaramicola, o doce pascal mais famoso da Úmbria. Mais do que uma simples sobremesa, é um verdadeiro emblema da tradição perugina, transmitido de geração em geração para celebrar a Páscoa e a ressurreição de Cristo. A versão que apresentamos hoje é a mais moderna da ciaramicola, um macio Bolo de Anel feito com uma massa de cor vermelha característica... graças ao alchermes, que confere um aroma inconfundível e remete às cores da cidade de Perugia. Tudo isso é envolto por uma nuvem de Merengue francês branco e adornado com uma cascata de confeitos coloridos, símbolo de festa e alegria. Perfeito para saborear no café da manhã, como sobremesa após as refeições ou durante o piquenique de Páscoa, a ciaramicola é um hino à tradição e ao sabor. Cada fatia conta uma história antiga: deixe-se conquistar pelo sabor autêntico da Páscoa úmbria!

Descubra também a Crescia al formaggio úmbria, típica da Páscoa, e outros doces pascais regionais:

 

INGREDIENTES

para uma forma de anel com 26 cm de diâmetro na superfície e 22 cm na base
Farinha tipo 00 500 g
Ovos 220 g - à temperatura ambiente (cerca de 4 médias)
Açúcar 250 g
Manteiga 125 g
Alchermes 160 g
Casca de laranja 1
Fermento químico em pó 16 g
Corante quanto baste - vermelho (hidrossolúvel e em gel)
Para a cobertura
Claras 100 g - (cerca de 3 ovos médios)
Açúcar de confeiteiro 220 g
Doces coloridos quanto baste

Preparo

Para preparar a ciaramicola, comece colocando a manteiga em uma tigela, rale a casca da laranja 1 e derreta-a no micro-ondas ou em uma panela em fogo baixo. Reserve a manteiga derretida 2. Enquanto isso, em uma tigela, adicione os ovos e o açúcar 3.

Bata com a batedeira por cerca de dez minutos 4. Quando a mistura estiver fofa, adicione aos poucos a manteiga morna 5 e depois o alchermes 6, mantendo a batedeira ligada.

Por fim, desligue a batedeira e peneire a farinha e o fermento na tigela 7. Ligue novamente a batedeira para incorporar os ingredientes secos 8. Neste ponto, se a mistura parecer pouco vermelha, adicione um pouco de corante em gel até obter a coloração desejada 9.

Misture bem 10, depois despeje a massa em uma forma de anel untada e enfarinhada, com 26 cm de diâmetro na superfície e 22 cm na base 11. Nivele cuidadosamente e asse em forno estático a 180°C por cerca de 50 minutos, fazendo o teste do palito. Após assado, retire do forno e deixe esfriar na forma 12.

Enquanto isso, prepare o merengue: coloque as claras em temperatura ambiente na tigela da batedeira 13 junto com metade do açúcar de confeiteiro 14. Bata por 5 minutos em velocidade média 15.

Neste ponto, adicione a outra metade do açúcar de confeiteiro 16 e bata por mais 5 minutos ou até que a batedeira forme o chamado pico de pássaro 17. Quando o merengue estiver pronto, distribua-o sobre a superfície do bolo de anel com a ajuda de uma colher 18.

Decore cuidadosamente 19 e polvilhe com os confeitos coloridos 20. Por último, coloque o bolo de anel novamente no forno estático pré-aquecido a 90°C por cerca de 40 minutos ou até que o merengue esteja seco. Sua ciaramicola está pronta, uma vez resfriada estará pronta para ser saboreada 21!

Conservação

A ciaramicola pode ser conservada na geladeira por 2-3 dias.

Conselho

O alchermes é um ingrediente característico da ciaramicola porque adiciona cor e aroma à massa; nós intensificamos a cor adicionando corante líquido, mas se preferir, pode omiti-lo.

Se tiver o corante lipossolúvel, dissolva-o na manteiga em vez de adicioná-lo diretamente à massa.

O merengue no forno será pasteurizado, portanto, pode ser consumido com tranquilidade.

Curiosidade

A versão mais antiga da ciaramicola era muito diferente da versão macia e com merengue que conhecemos hoje. Originalmente, parecia ser uma espécie de pão doce, menos fermentado e mais rústico, com uma massa enriquecida com açúcar e alchermes, mas sem a cobertura de merengue. Esta versão original era provavelmente mais próxima dos pães doces festivos, comuns em muitas regiões italianas.

A massa era trabalhada com ingredientes simples, como farinha, ovos e banha, e era assada em formas diferentes da de bolo de anel, e ligada a uma simbologia específica:
- em forma de Coroa, como a de Cristo;
- como uma cruz;
- um círculo com 5 esferas colocadas em pontos diferentes do centro para lembrar as 5 Portas da cidade de Perugia.

Somente posteriormente, com a influência da confeitaria mais refinada, a ciaramicola se transformou no doce macio e decorado que hoje representa a Páscoa na Úmbria.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.