Cordeiro ensopado

/5

APRESENTAÇÃO

Carnes tenras e com sabor marcante envoltas por um delicioso molho aromático: é assim que se apresenta o nosso cordeiro ensopado, um segundo prato de carne atemporal que traz à mesa sabores antigos e rústicos. Protagonista do almoço de Páscoa, o cordeiro é muito apreciado em receitas tradicionais, em Abruzzo, por exemplo, é uma preparação típica que inspirou pratos como os deliciosos Arrosticini e o rico e cremoso Cordeiro com queijo e ovos. Deixe-se seduzir por este apetitoso cordeiro ensopado e não se esqueça de acompanhá-lo com fatias de Massa para pão caseiro para saboreá-lo plenamente!

Descubra outras ideias deliciosas para servir cordeiro:

INGREDIENTES
Cordeiro 1,7 kg
Alcaparras em sal 25 g
Cenouras 1
Cebolas brancas 1
Aipo 1 talo
Vinho tinto 400 g
Caldo de carne 400 g
Extrato de tomate 35 g
Bagas de zimbro 4
Cravos-da-índia 1
Pimenta-do-reino em grãos 10
Sálvia 1 raminho
Tomilho 1 raminho
Louro 1 folha
Alecrim 1 raminho
Alho 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o cordeiro ensopado, primeiro limpe e corte em cubos de cerca de 1 cm o aipo, a cenoura e a cebola 1. Pique as especiarias com uma faca 2 e amarre as ervas aromáticas (sálvia, tomilho, louro e alecrim) com um barbante 3.

Em uma panela grande e alta, aqueça um fio de azeite e refogue os vegetais 4 adicionando um dente de alho amassado 5. Adicione as especiarias picadas à base de refogado 6.

Após alguns minutos, adicione as alcaparras dessalgadas 7 e continue em fogo baixo por mais alguns minutos. Junte também o maço de ervas 8. Por fim, adicione o extrato de tomate 9, mexa por alguns minutos e reserve, esta será a base do cozimento ensopado.

Salgue o cordeiro 10, coloque um fio de azeite em uma frigideira 11, acomode o cordeiro e doure bem todos os lados em fogo alto 12.

Quando estiver bem dourado, transfira os pedaços de cordeiro para a panela com os vegetais 13. Retire a gordura da frigideira onde dourou a carne 14 e despeje o vinho tinto na mesma frigideira 15, cuidando para desgrudar bem o fundo de cozimento da frigideira.

Quando o álcool tiver evaporado bem e reduzido em 1/3 16, despeje na panela com a carne 17. Coloque novamente no fogo e adicione o caldo de carne 18.

Continue o cozimento em fogo muito baixo, com tampa 19 por uma hora e depois por mais meia hora sem tampa, para que o líquido evapore e o molho atinja a consistência desejada 20. Neste ponto, o cordeiro ensopado está pronto, sirva quente 21.

Conservação

O cozimento ensopado se presta bem à conservação. Pode-se preparar até dois dias antes, conservando-o na geladeira e regenerando-o na panela. Não é recomendada a congelação.

Conselho

Recomenda-se escolher as partes do cordeiro que melhor se mantêm durante o cozimento, peças com osso, pernas, ombros... Se desejar um sabor ainda mais doce, em vez do vinho tinto que acentua a acidez, pode-se usar conhaque ou marsala.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.