Gazpacho com tartare de peixe-espada

/5

APRESENTAÇÃO

Uma entrada sem forno e sem fogão, para preparar em poucos minutos: não é um simples prato de frios... mas um fresquíssimo e delicado gazpacho com tartare de peixe-espada!

Imagine os produtos mais veranis como melancia, pimentões, pepinos, tomates, da polpa suculenta dos quais se obtém o Gazpacho andaluso, a famosa sopa fria típica da Espanha que animamos com algumas gotas de tabasco e à qual combinamos uma sofisticada tartare de peixe. Se você é um purista do cru, não tema: escolhemos tratar o peixe-espada cru o mínimo possível para não alterar o sabor natural de sua carne deliciosa. Uma raspadinha de casca de limão, algumas folhinhas de manjericão e o gazpacho com tartare de peixe-espada trará o verão imediatamente à mesa! 

Descubra também estas receitas para saborear o cru de peixe-espada:

INGREDIENTES

para o gazpacho
Melancia (melancia) 520 g
Pimentões vermelhos 230 g
Tomates datterini 250 g
Pepinos 150 g
Aipo 50 g
Pão 130 g - (apenas miolo)
Água 50 g
Vinagre de maçã 70 g
Manjericão quanto baste
Tabasco® quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a tartare
Ámbar 400 g - já resfriada
Raspas de limão quanto baste
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o gazpacho com tartare de peixe-espada, primeiro corte o miolo de pão em pedaços 1 e transfira para uma tigela, depois adicione 50 g de água 2 e 70 g de vinagre de maçã 3

Limpe o pimentão: elimine a parte superior, depois corte o resto em tiras, eliminando as sementes e os filamentos internos 4. Reduza 140 g de polpa em cubos 5 e reserve. Corte a melancia em fatias e elimine a casca 6

Reduza 240 g de polpa em pedaços 7. Lave os tomatinhos, seque-os e transfira-os para o copo de um mixer equipado com lâminas 8 junto com a melancia, o pepino em rodelas e o aipo em pedaços 9.

Adicione também os pimentões 10, sal, pimenta 11 e algumas gotas de tabasco 12

Por fim, adicione o óleo 13, o pão espremido 14 e algumas folhinhas de manjericão 15

Liquidifique tudo até obter um creme 16, depois coe 17 para torná-lo liso e homogêneo 18.

Agora dedique-se ao Como limpar a ricciola e abatido: corte-o primeiro em cubos 19 e depois com a faca 20. Transfira para uma tigela e tempere com óleo 21.

Adicione também sal 22, pimenta e a casca do limão 23, depois misture 24

Neste ponto, só resta montar o prato: posicione um aro de 10 cm no centro, coloque a tartare dentro e pressione delicadamente com as costas de uma colher 25. Retire o aro, despeje o gazpacho delicadamente 26 e guarneça com algumas folhinhas de manjericão. O seu gazpacho com tartare de peixe-espada está pronto para ser servido 27!

 

Conservação

O gazpacho pode ser conservado na geladeira por no máximo 1-2 dias. 

Recomendamos consumir a tartare imediatamente. 

Conselho

Realize esta receita em pequenos copinhos, serão um ótimo finger food para suas festas e aperitivos! 

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicru

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não completamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em congeladores domésticos marcados com 3 ou mais estrelas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.