Nhoque de ricota

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques caseiros são um must da tradição italiana para o almoço de domingo, mesmo que na área de Roma geralmente representem o prato clássico de quinta-feira. Hoje quisemos apresentar para quem deseja fazer nhoques sem batatas, para uma variante igualmente macia e saborosa: nhoques de ricota! Deliciosos nhoques sem batatas, mas com a adição de fresquíssima ricota de vaca para um resultado extremamente delicado! Como se preparam os nhoques de ricota macios? Revelamos tudo na ficha de receita e convidamos você a temperá-los com molho de tomate aromatizado com manjericão, para saborear plenamente todo o sabor da ricota! Bastam poucos minutos de cozimento e seus nhoques de ricota estarão prontos, falta apenas uma generosa polvilhada de Parmesão!

Descubra também a variante dos nhoques de castanha sem glúten e muitas outras receitas de nhoque, sempre diferentes:

INGREDIENTES

para os nhoques de ricota
Ricota de vaca 500 g
Ovos 2 - médias
Farinha tipo 00 200 g -
Parmigiano Reggiano DOP 120 g - (para ralar)
Sal fino quanto baste
Sêmola quanto baste - (para polvilhar a superfície de trabalho)
Para o molho
Passata de tomate 500 g - (rústico)
Azeite virgem extra 3 colheres -
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Manjericão 6 folhas

Preparação

Para preparar os nhoques de ricota, deixe a ricota escorrer na geladeira por pelo menos 2 horas, coberta com filme plástico, até perder o líquido em excesso 1. Dedique-se ao molho: coloque a quantidade de óleo indicada em uma panela, adicione um dente de alho inteiro descascado 2 e deixe dourar. Neste ponto, adicione o purê de tomate 3.

Ajuste o sal, misture 4, depois cubra com uma tampa e cozinhe por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. No final do cozimento, retire o alho 5 e adicione as folhas de manjericão 6.

Enquanto isso, peneire a ricota escorrida e coloque-a em uma tigela 7, adicione o Parmigiano Reggiano DOP ralado 8, os ovos levemente batidos 9, uma pitada de sal.

Por último, adicione também a farinha aos poucos 10, para ajustar a consistência. Trabalhe com a espátula brevemente para misturar, uma vez terminada a adição da farinha, amasse tudo rapidamente com as mãos sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com sêmola 11, apenas o suficiente para obter uma massa homogênea, caso contrário, a estrutura do glúten se desenvolverá. Transfira a massa para uma superfície de trabalho 12. Antes de começar a fazer os nhoques, coloque uma panela grande com bastante água para ferver e salgue-a quando estiver fervendo.

Polvilhe a bancada com a sêmola e trabalhe um pedaço de massa de cada vez, para transformá-lo em um cilindro de cerca de 2 cm de diâmetro 13. Usando uma espátula levemente enfarinhada na sêmola (ou a lâmina de uma faca) corte pedaços de 1,5 cm 14 e, à medida que ficam prontos, transfira-os para um pano polvilhado com mais sêmola 15.

Uma vez que você tenha terminado 16, cozinhe seus nhoques de ricota em 3 vezes, para evitar que fiquem lotados na panela e não cozinhem perfeitamente. Então, adicione alguns na panela com água fervente (mantenha fervura moderada para que a água apenas ferva durante o cozimento dos nhoques e não borbulhe com veemência) 17, até que subam à superfície; levará apenas alguns instantes, depois escorra com uma escumadeira 18.

Ligue o fogo médio baixo sob a panela com o molho, então à medida que estiverem prontos adicione os nhoques 19; misture e continue o cozimento para dar sabor, bastará alguns instantes 20. Uma vez prontos, sirva rapidamente seus nhoques de ricota 21.

Conservação

Consuma os nhoques de ricota recém-preparados, se sobrar, você pode guardá-los na geladeira por no máximo um dia. 

Você pode congelar os nhoques crus.

Conselho

Se você quiser aromatizar seus nhoques de ricota, pode escolher adicionar um pouco de tomilho à massa ou mesmo uma pitada de ervas aromáticas.

Um toque picante? Adicione à fritura de alho e óleo uma boa pimenta, seu molho ficará ainda mais saboroso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.