Panzanella

/5

APRESENTAÇÃO

A panzanella é uma das receitas protagonistas da mesa em receitas doces e salgadas de verão, orgulho da cozinha toscana! Uma receita de aproveitamento: pão dormido e verduras da horta para um prato maravilhosamente simples e apetitoso. Como a "prima" pugliesa, a Acquasale, a panzanella é um prato frio, não precisa de cozimento. O pão toscano dormido é amolecido em água e vinagre de vinho branco, que confere à panzanella um sabor intenso e característico. Tomates e cebolas roxas não podem faltar, aos quais se adicionam também pepinos ou aipo, dependendo das regiões e do que se tem à disposição. Existem muitas variantes da panzanella e cada um pode sentir-se livre para personalizá-la ao seu gosto... contem-nos como vocês a saborearam!

Experimente também o Pancotto toscano, uma deliciosa variante de inverno, ou escolha entre estas revisitações apetitosas:

INGREDIENTES
Pão toscano 350 g - dormido
Tomates rama 220 g - maduros
Pepinos 200 g
Cebolas roxas 90 g
Manjericão quanto baste
Água 250 g - (variável dependendo de quanto o pão precisa ser molhado)
Vinagre de vinho branco 60 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a panzanella, primeiro corte o pão em fatias 1 e depois em cubos grosseiros 2. Transfira o pão para uma tigela e adicione a água e o vinagre 3.

Misture bem para que o pão possa absorver o molho uniformemente e reserve 4. Passe para a preparação dos legumes: corte os tomates primeiro em quartos 5 e depois em pedaços menores 6.

Remova a casca do pepino, corte as extremidades e divida-o ao meio no sentido do comprimento 7, depois corte em fatias finas 8. Por fim, descasque a cebola, corte-a ao meio e fatie finamente 9.

Retome a tigela com o pão e misture novamente, depois adicione as cebolas 11 e os pepinos 12.

Adicione também os tomates 13 e misture tudo 14, depois rasgue as folhas de manjericão com as mãos 15.

Tempere com sal 16, pimenta e óleo 17. Misture novamente e guarde sua panzanella na geladeira até a hora de servir 18!

Conservação

A panzanella pode ser armazenada na geladeira por no máximo 2 dias, em um recipiente hermético. No entanto, é preferível adicionar os tomates no momento de servir para evitar que azedem.

Conselho

A panzanella é tradicionalmente feita com pão toscano, mas outro tipo de pão também funcionará: o importante é que esteja um pouco dormido.

A quantidade de água depende de quão seco está o pão utilizado, então você pode aumentá-la ou diminuí-la para obter a consistência certa; no entanto, recomenda-se não mudar a quantidade de vinagre.

Se preferir suavizar o sabor da cebola crua, você pode mergulhá-la em água e sal por uma hora e meia, trocando a salmoura a cada 30 minutos: assim, ficará também mais digerível.

Muitas variações preveem o uso de aipo no lugar do pepino; como alternativa, tente substituí-lo por abobrinhas cruas cortadas bem finas!

Você pode substituir os tomates por tomatinhos ou usar vinagre de vinho tinto no lugar do branco.

No lugar da pimenta, você pode optar por pimenta-malagueta ou tabasco!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.