Pizza margherita simples

/5

APRESENTAÇÃO

Nápoles é mil cores, sim, mas mil cores de pizza! Mesmo que ao perguntar por aí lhe digam que a original é apenas uma, a pizza margherita com mozzarella derretida, e que não existem outros tipos de temperos. Todo pizzaiolo que se preze tem sua própria receita e a guarda zelosamente, mas nós criamos uma toda nossa e decidimos compartilhá-la com você. Hoje mostramos como preparar a pizza margherita simples feita em casa, com massa direta... seguindo passo a passo nossas instruções, você poderá comer em casa uma pizza margherita de respeito! Os segredos são poucos e você os perceberá: primeiramente, os ingredientes devem ser todos de ótima qualidade, o forno deve estar muito quente e, por último, mas não menos importante, na Massa de pizza você deve colocar todo o seu amor pela culinária... só assim você tornará sua pizza margherita especial!

A pizza pode ser temperada de várias maneiras diferentes, todas deliciosas, como por exemplo:

INGREDIENTES

para 3 pizzas com diâmetro de 28 cm
Farinha Manitoba 200 g
Farinha tipo 00 300 g
Água 300 g - em temperatura ambiente
Fermento biológico fresco 4 g
Sal fino 10 g
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste - (para polvilhar)
para temperar
Passata de tomate 300 g
Mozzarella 200 g
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a massa da pizza, escolhemos amassar tudo à mão, mas se preferir usar a batedeira, você pode seguir os mesmos procedimentos, utilizando o gancho em velocidade média-baixa. Primeiro, coloque as farinhas em uma tigela 1, depois esfarele o fermento dentro 2 e despeje a água aos poucos 3. A temperatura ideal da água é de 25°.

Misture gradualmente com uma colher de pau 4 e quando tiver adicionado quase toda a água, junte também o sal 5. Continue despejando a água e comece a amassar com as mãos, para integrar os ingredientes 6.

Finalmente, transfira a massa para a bancada e trabalhe-a com as mãos até que esteja lisa e homogênea 7. Neste ponto, deixe-a descansar na bancada por cerca de dez minutos, cobrindo-a com a tigela 8. Após o descanso, faça uma pequena dobra: imagine que a esfera está dividida em 4 partes, pegue a extremidade de cada uma, puxe delicadamente e dobre-a em direção ao centro 9.

Depois de fazer as 4 dobras, girando-a sobre si mesma 10, forme uma esfera 11. Transfira a massa assim formada para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer 12. Para conveniência, você pode colocar a tigela em um forno desligado, mas com a luz acesa, para que o interior atinja a temperatura de 26°-28°, ideal para a fermentação; como alternativa, também pode manter a tigela em um local quente. Os tempos são aproximados, pois cada massa, temperatura e condições meteorológicas influenciam a fermentação: em média, a massa deve levar 6 horas para dobrar de volume.

Passado o tempo de fermentação, a massa estará bem crescida 13, então transfira-a para a bancada e divida-a com uma espátula em 3 pedaços de 265 g 14. Se necessário, você pode enfarinhar levemente a bancada. Agora, pegue cada porção e, como feito anteriormente, levante uma aba de massa e leve-a em direção ao centro. Repita a mesma operação para as outras 3 abas de massa 15.

Vire a massa de cabeça para baixo e prossiga com a boleadura: bolear a massa significa girá-la com as mãos na bancada, trazendo-a em sua direção e, em seguida, afastando-a repetidamente até obter uma esfera lisa e regular 17. Transfira os pedaços de massa para uma caixa para pizza previamente untada 17 e cubra com a tampa 18.

Deixe descansar por mais 30 minutos 24. Enquanto isso, posicione a pedra refratária no forno, coloque-a na parte superior. Ligue o forno, elevando a temperatura a 250° e acionando o modo estático. Agora, usando uma espátula, levante delicadamente o primeiro pedaço de massa 20. Transfira-o para uma superfície com bastante sêmola e adicione mais sêmola por cima. Com as pontas dos dedos, pressione o centro da massa 21.

Continue dessa forma, fazendo um movimento rotativo para expandir a massa 22. Nunca pressione as bordas e continue até obter um disco com diâmetro de 28 cm 23. Transfira a massa para a pá, tomando cuidado para não danificá-la 24.

Agora, com a ajuda de uma colher, espalhe o molho de tomate sobre a pizza, deixando a borda livre 25. Asse, deslizando delicadamente a pizza sobre a pedra refratária, e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos. Enquanto isso, corte a mozzarella em palitos 26 ou desfie-a com as mãos. Você pode apertá-la delicadamente para que não solte muita água durante o cozimento 26. Após 6 minutos, usando a pá, retire a pizza do forno 27.

Coloque os palitos de mozzarella por cima 28 e asse por mais cerca de 6 minutos. Quando a pizza estiver bem dourada, retire-a do forno, adicione as folhas de manjericão 29 e, se desejar, um fio de azeite e sirva. Asse as outras duas pizzas da mesma forma e desfrute de sua pizza margherita simples bem quente 30!

PARA ASSAR SEM PEDRA REFRATÁRIA

Depois de esticar a pizza, transfira-a para uma assadeira previamente untada. Tempere a pizza com o molho e asse em forno estático pré-aquecido a 250° por 6-7 minutos, na prateleira central.

Após esse tempo, retire a pizza do forno, adicione a mozzarella e asse novamente por 6-7 minutos na mesma temperatura. Em seguida, retire sua pizza margherita do forno e decore com as folhas frescas de manjericão.

PARA FAZER A PIZZA NA ASSADEIRA

Se preferir assar a pizza em uma assadeira retangular, não será necessário dividir a massa em vários pedaços, basta fazer um único. Após a segunda fermentação, estenda-a em uma assadeira de 30x40 cm, tempere a pizza e asse em forno estático pré-aquecido a 250° por 25-30 minutos.

Conservação

A massa para pizza, uma vez fermentada, também pode ser congelada, de preferência já dividida em porções, e armazenada em um saco de congelamento. Depois, basta deixar a sua porção descongelar à temperatura ambiente e prosseguir conforme a receita.

Se preferir, também pode congelar a pizza margherita semicozida: basta fazer metade do cozimento, deixá-la esfriar e, em seguida, congelá-la coberta com alumínio; depois, basta assá-la, ainda congelada, a uma temperatura um pouco mais baixa.

Conselho

Com essa mesma massa, você também pode fazer essas deliciosas variações:

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.