Rolo de geleia

/5

APRESENTAÇÃO

A rocambole de geleia é uma sobremesa fácil de preparar para um lanche delicioso! Uma alternativa à clássica Rolo de Nutella, mas igualmente boa e perfeita para saborear no café da manhã ou no lanche! A base é uma clássica pasta de biscoito, feita ainda mais macia graças à adição de manteiga, enquanto para o recheio escolhemos usar uma compota de morango. Obviamente você pode escolher o sabor que mais gosta: damasco, limão, cereja... mas para um resultado incrível, experimente fazer sua própria geleia em casa, com frutas da estação! A rocambole de geleia é perfeita também para servir como sobremesa junto com uma bola de sorvete e é realmente deliciosa... o que você está esperando para prepará-la? E se você adorou essas receitas, experimente também o nosso Torta com geleia!

Descubra outras receitas para uma rocambole perfeita:

INGREDIENTES

Ingredientes (para uma assadeira de 36x28 cm)
Ovos 5 - (médias, em temperatura ambiente)
Açúcar 100 g
Farinha tipo 00 100 g
Manteiga 35 g
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada
para rechear e decorar
geleia de morango 270 g
Açúcar 20 g - (para polvilhar o papel manteiga)
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Primeiro, derreta a manteiga em uma panela (ou no micro-ondas) 1 e deixe esfriar. Separe as gemas e as claras dos 3 ovos 2. Comece a bater as claras com uma batedeira 3.

Quando estiverem brancas e volumosas, adicione 20 g de açúcar 4 e continue a bater por mais alguns minutos 5. Em outra tigela grande, coloque os 2 ovos inteiros e as 3 gemas separadas. Adicione os outros 80 g de açúcar 6.

Adicione uma pitada de sal 7 e as sementes extraídas da fava de baunilha 8. Trabalhe com as batedeiras elétricas 9.

Após cerca de 10 minutos, você obterá uma mistura fofa e espumosa 10. Agora, incorpore um pouco das claras em neve 11, mexendo de baixo para cima com uma espátula 12.

Então, adicione uma parte da farinha peneirada 13, mexa sempre com uma espátula de baixo para cima 14. Continue desta forma alternando claras e farinha até obter uma mistura homogênea bem montada 15.

Recupere a manteiga derretida, agora fria, e adicione duas colheres generosas de massa 16 e misture energicamente, para obter uma mistura homogênea, de consistência semelhante à da massa 17. Despeje novamente na tigela 18.

Misture delicadamente, sem desmontar a mistura. Unte levemente (com óleo de sementes ou manteiga) uma assadeira de 36 x 28 cm e forre-a com papel manteiga, aderindo bem as bordas. Despeje a pasta de biscoito dentro 20 e nivele com uma espátula 21.

Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 9 minutos, até ficar levemente dourado. Uma vez pronto, retire a assadeira do forno 22 e prepare na bancada uma folha de papel manteiga e polvilhe com bastante açúcar granulado 23. Levante a pasta de biscoito com o papel manteiga e vire-a sobre a folha recém-preparada 24.

Delicadamente, retire o papel usado no cozimento 25. Com uma faca serrilhada, apare as bordas. Não deixe o rocambole esfriar e espalhe rapidamente a compota de morango sobre toda a superfície 27. Se preferir, você pode caprichar na compota para obter mais recheio.

Enrole pelo lado mais curto 28, apertando 29, até formar seu rocambole 30.

Envolva no papel manteiga 31 e transfira para a geladeira por uma hora. Após esse tempo, recupere o rocambole, transfira para uma bandeja, polvilhe com açúcar de confeiteiro 32 e sirva 33.

Conservação

Conserve o rocambole de geleia por no máximo 3-4 dias na geladeira, bem coberto. Se preferir, pode congelá-lo, até mesmo fatiado, e descongelá-lo quando necessário.

Conselho

Para um toque especial, você pode espalhar na superfície uma camada de mascarpone ou ricota, antes de adicionar a geleia e depois enrolar, conforme a receita.

Você pode usar essas quantidades também para uma assadeira maior (ex. 40x32 cm): ficará simplesmente mais fino.

No lugar da manteiga, você pode substituir por 30 g de óleo de semente (girassol, amendoim). A manteiga serve para deixar a massa mais macia e dar ainda mais sabor. Se preferir não usá-la, pode simplesmente omití-la.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.