Sopa de cebola

/5

APRESENTAÇÃO

A sopa de cebola, ou soupe à l’oignon, é o prato reconfortante por excelência... assim a descreve Denny Imbroisi, coroado entre os melhores chefs italianos na França. Uma receita francesa à base de cebolas amada em todo o mundo por seu sabor rústico, simples e genuíno, filha de um tempo em que se levavam à mesa ingredientes simples e facilmente disponíveis. Começamos, como manda a tradição, com o fundo branco de frango, um caldo de reaproveitamento que acrescenta caráter e aroma ao prato. As verdadeiras protagonistas, porém, são elas, as cebolas (brancas ou douradas), que são suavizadas pela longa caramelização, resultando assim em um sabor macio e agradável. Não podia faltar o passo no forno com cubos de pão e uma cascata de queijo ralado, que garantirá o inconfundível efeito derretido e gratinado. Das mesas dos camponeses às dos restaurantes mais elegantes, a sopa de cebola conquistou um lugar de honra nos restaurantes franceses e não só... uma vez provada, você entenderá o porquê!

Descubra também a variação da Sopa de cebola com 4 queijos franceses e não perca estas outras receitas à base de cebola:

INGREDIENTES

Para a sopa de cebolas
Cebolas 800 g - douradas ou brancas
Manteiga 100 g
Vinho branco 200 g
Açúcar 1 colher
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para o fundo branco de frango
Frango 2 kg - carcaças
Cenouras 1
Cebolas 1
Alhos-porós ½
Alho 4 dentes
Louro 2 folhas
Tomilho 1 raminho
Sal grosso 15 g
Pimenta-do-reino em grãos 5 g
Água 5 l
Para gratinar
Gruyère DOP 240 g - (para ralar)
baguete 160 g

Preparação

Para fazer a sopa de cebola, primeiro prepare o fundo branco de frango: limpe o alho-poró e corte em pedaços grosseiros 1, depois faça o mesmo com a cenoura 2 e a cebola 3.

Despeje a água fria em uma panela grande 4, depois adicione as carcaças de frango 5 e o sal grosso 6.

Aromatize com os grãos de pimenta 7, os dentes de alho 8 e o ramo de tomilho 9.

Por fim, adicione as folhas de louro 10, o alho-poró, as cenouras 11 e a cebola 12.

Leve para ferver e deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 2 horas, retirando a espuma ocasionalmente para remover as impurezas 13. Quando estiver pronto, coe o líquido com uma peneira 14 e mantenha-o aquecido 15; você deve obter cerca de 2 litros de caldo.

Enquanto o caldo cozinha, você pode limpar as cebolas e cortá-las em julienne 16 17. Em uma panela grande, derreta a manteiga com o óleo 18.

Adicione as cebolas 19 e cozinhe em fogo alto, mexendo continuamente para evitar que grudem no fundo 20. Quando as cebolas estiverem caramelizadas, adicione o vinho 21 e deixe evaporar completamente.

Neste ponto, adicione o sal 22 e o açúcar 23. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, depois despeje o caldo quente 24.

Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio 25. Enquanto isso, prepare os croûtons: corte a baguete ao meio no sentido do comprimento 26, depois novamente ao meio. Finalmente, corte em cubos 27.

Distribua os cubos de pão em uma assadeira forrada com papel manteiga e tempere com óleo 28 e sal 29. Torre o pão em forno ventilado pré-aquecido a 190° por 5 minutos 30.

Quando o tempo de cozimento terminar, você pode servir a sopa de cebola nas cocottes, certificando-se de que a quantidade de caldo seja igual à das cebolas 31. Coloque os croûtons na superfície 32 e rale bastante Gruyere 33.

Asse as cocottes a 210° em modo ventilado por 10 minutos 34; é normal que durante o cozimento o queijo transborde e suje a borda da cocotte 35. Sirva sua sopa de cebola bem quente 36!

Conservação

A sopa de cebola gratinada pode ser conservada na geladeira por 2-3 dias, em um recipiente hermético.

Não se recomenda congelar.

Conselho

Para os croûtons, também serve pão do dia anterior; se desejar, você pode esfregar um dente de alho.

Se não tiver Gruyere à disposição, não se preocupe: você pode substituí-lo por Grana Padano DOP ou Pecorino! Além disso, você pode temperar as cebolas com bacon e adicionar uma pitada de pimenta ao caldo para uma nota picante.

Está procurando mais ideias para um menu totalmente francês? Sugerimos o Chateaubriand com molho béarnaise como prato principal e uma tradicional Tarte tatin como sobremesa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.