Bacalhau ensopado
- Fácil
- 60 min
De Norte a Sul do Bel Paese, se dissermos "bacalhau" (ou stockfish), abrirão livros de receitas de todo tipo, com receitas dedicadas ao Bolinhos de bacalhau, Bacalhau assado, ao Brandacujun da Ligúria, ao cremoso Bacalhau mantecado à veneziana para espalhar, a versão com Bacalhau assado com batatas, um saboroso primeiro prato de Massa com bacalhau! Aventurar-se nesta exploração gastronômica é um desafio emocionante que abrange tradições que se desenvolveram ao longo do tempo dentro dos hábitos familiares. A receita que propomos aqui do bacalhau à livornese não é exceção, um prato caseiro que conhece pequenas variações que mudam já de casa para casa. Quando chegou à Itália, o bacalhau se espalhou inicialmente nas áreas costeiras, trazido pelos exploradores do Norte da Europa, foi assim que Livorno conheceu essa prática maneira de conservar o bacalhau e logo o introduziu em sua cozinha, tornando-se com o tempo um prato típico. Com sua simplicidade, seus sabores simples e genuínos, o bacalhau à livornese é um daqueles pratos que escapam às modas, como o Frango à caçadora, outro famoso prato toscano, e representa um porto seguro da nossa cultura culinária.
Se você ama bacalhau, experimente também nestas versões:
Para preparar o bacalhau à livornese, comece pela preparação do molho: limpe e fatie as cebolas 1, aqueça um fio de azeite em uma panela, adicione o dente de alho inteiro descascado 2 e as fatias de cebola 3.
Deixe murchar por 3-4 minutos em fogo baixo, adicionando um pouco de água 4, apenas o suficiente para não deixar o refogado secar muito. Em uma tigela, esmague os tomates pelados 5 e, em seguida, adicione-os à panela com as cebolas 6
Coloque a tampa 7 e cozinhe em fogo médio por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, comece a cortar o bacalhau dessalgado em pedaços 8, tentando obter pedaços do mesmo tamanho 9 (se você comprou o bacalhau salgado, pode dessalgá-lo seguindo nossas instruções na seção: Como dessalgar o bacalhau).
Enfarinhe cuidadosamente os pedaços de bacalhau 10, depois aqueça um fio de azeite em uma panela e coloque o bacalhau 11, dourando-o de ambos os lados por alguns instantes, virando-o com delicadeza, adicione sal 12 e pimenta.
Deglace com o vinho branco 13 e deixe evaporar 14. Enquanto isso, o molho estará pronto, agora você pode remover o alho 15,
em seguida, despeje o molho na panela com o bacalhau 16, tampe 17 e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos, se mexer, faça com muita delicadeza para não desmanchar o bacalhau. Enquanto isso, descasque as batatas 18
e corte-as em cubos 19. Após os 20 minutos de cozimento do bacalhau, adicione também as batatas 20, tampe 21 e continue cozinhando por mais 20 minutos, sempre tomando cuidado para mexer e não desmanchar muito o bacalhau.
Lave e pique o ramo de salsinha 22, uma vez que o bacalhau estiver cozido, desligue o fogo e aromatize com a salsinha picada 23. Sirva o seu bacalhau à livornese bem quente 24.