Castagnole di ricotta

/5

APRESENTAÇÃO

Depois das frapês e Migliaccio, um dos doces símbolo, típicos da festa do Carnaval são as castagnole, bolinhas fritas, macias e deliciosas, para saborear simples, recheadas ou em outras variações como estas castagnole de ricota. Sabemos que muitos de vocês já têm a panela e o óleo prontos para fritar... e hoje também não vamos decepcionar as suas expectativas para preparar essa iguaria típica do período, mas revisitada! Vocês serão conquistados na primeira mordida, graças à sua consistência e ao sabor delicado. Temos certeza de que vocês também não conseguirão resistir a essas pequenas esferas de ternura saborosa! Preparem as castagnole de ricota para seus buffets coloridos e deliciosos junto com outras delícias carnavalescas:

INGREDIENTES

para 30 castagnole
Ricota de vaca 240 g
Farinha tipo 00 135 g - + q.b. para enfarinhar as mãos
Açúcar 60 g
Ovos 55 g - (aproximadamente 1 médio)
Fermento químico em pó 6 g
Casca de laranja 1 - (para ralar)
para fritar
Óleo de amendoim 500 g
para cobrir
Açúcar quanto baste

Preparação

Para preparar as castagnole de ricota, primeiro deixe escorrer a ricota em uma peneira, para que perca o soro. Em uma tigela grande, coloque a ricota escorrida e o ovo 1, depois misture com um batedor para incorporar, tendo cuidado para que não se formem grumos 2. Tempere com a casca de laranja 3.

Adicione o açúcar 4 e misture novamente, depois adicione aos poucos o fermento 5 e a farinha peneirada 6, mexendo para incorporá-los de maneira uniforme.

Na fase final, substitua o batedor por uma espátula porque a massa ficará mais consistente 7. A mistura obtida agora será uniforme, mas muito macia e pegajosa, então utilize farinha para polvilhar as mãos e enfarinhar levemente a bandeja de apoio e modele com as mãos nozes de massa, de cerca de 16 g cada 8. Forme bolinhas 9.

Disponha as castagnole à medida que forem prontas na bandeja 10. Uma vez prontas, aqueça o óleo de sementes a 160°-170° e mergulhe poucas castagnole por vez 11. Deixe-as dourar bem, sem se contentar com uma cor dourada clara, mas sem deixá-las passar muito; espere que adquiram uma cor marrom claro, como a do caramelo, para garantir que fiquem bem cozidas por dentro 12.

Escorra-as e seque-as rapidamente em papel absorvente 13, depois transfira-as ainda quentes para uma bandeja cheia de açúcar refinado e role-as para cobri-las uniformemente com açúcar 14. Saboreie as castagnole de ricota quentes ou em temperatura ambiente 15!

Conservação

Recomenda-se consumir as castagnole de ricota recém-fritas.

Você pode prepará-las com algumas horas de antecedência, colocá-las em um prato com papel manteiga, cobri-las com filme plástico e armazená-las na geladeira, para fritá-las imediatamente antes de servir!

Conselho

Os aromas típicos das castagnole de ricota? Além da casca de laranja, você pode usar limão ou tangerina, ou ainda baunilha. Você também pode adicionar à massa uma colher de sopa de rum ou outro licor de sua preferência!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.