Nhoque com cogumelos e provola

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques com cogumelos e provola são uma receita refinada de outono assinada pelo chef estrelado Nino Di Costanzo, proprietário do restaurante Daní Maison de Ischia. Neste prato principal, a maciez dos Nhoque de batata encontra a cremosidade do molho de provola e o aroma intenso dos cogumelos porcini frescos, em um equilíbrio perfeito entre conforto e alta gastronomia. Os nhoques são preparados com batatas ratte e amido de arroz no lugar da farinha, para obter uma consistência mais sedosa e leve, enquanto a adição de Parmesão envelhecido dá um sabor mais decidido e envolvente.

Cada elemento é estudado para exaltar a matéria-prima: o creme de provola dá maciez, os porcinis salteados liberam seu perfume e as lâminas de porcino cru completam o prato com elegância. Uma interpretação contemporânea e sofisticada de um clássico caseiro, onde técnica e sensibilidade se unem para tornar os nhoques com cogumelos e provola um prato autêntico e cheio de elegância.

Se você ama os nhoques feitos em casa, experimente também estas variações:

INGREDIENTES

Ingredientes para os nhoques
Batatas ratte 700 g
Parmigiano Reggiano DOP 80 g - para ralar
Amido de arroz 160 g
Gemas 90 g - (frescos ou pasteurizados)
Sal fino 10 g
Noz-moscada quanto baste
para os cogumelos porcini
Cogumelos porcini 350 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Tomilho 1 raminho
Alecrim 1 raminho
Alho 2 dentes
para o fondue de provola
Creme de leite fresco líquido 1 l
Provola defumada 400 g
para temperar os nhoques
Manteiga 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Tomilho 1 raminho

Preparação

Para preparar os nhoques com cogumelos e provola, envolva as batatas ratte em papel alumínio 1, coloque-as em uma assadeira 2 e asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 40 minutos. Quando estiverem cozidas, retire o papel alumínio 3

Esmague-as com um espremedor de batatas 4, reunindo o purê em uma superfície de trabalho. Adicione o sal e o amido de arroz 5, depois perfume com uma pitada de noz-moscada ralada 6

Adicione o parmesão ralado 7 e, por fim, a gema pasteurizada 8. Misture com as mãos 9 até obter uma massa homogênea. 

Forme um bloco compacto 10, uma vez pronto, a massa não requer tempo de descanso e pode ser trabalhada imediatamente. Divida-a em porções menores 11, depois modele em rolinhos 12

Corte-os em pequenos pedaços de cerca de 9 gramas 13. Arredonde cada pedaço entre as palmas das mãos formando esferas; para facilitar, polvilhe as mãos com amido de arroz. Se desejar, pode marcá-los levemente com um garfo 14 para dar a forma clássica dos nhoques 15. Neste caso, também polvilhe os dentes do garfo com amido para obter uma forma bem definida.

Dedique-se ao molho de provola. Corte a provola em pequenos cubos 17 e em uma panela coloque o creme de leite, levando-o a uma leve redução em fogo muito baixo até que espesse cerca de 60%, isso levará cerca de um quarto de hora. Adicione a provola ao creme quente 18.

Misture até dissolver completamente 19. Transfira a mistura para o copo do liquidificador 20, bata até obter um creme suave e depois passe por um chinois, uma peneira de malha fina 21 para uma consistência aveludada. 

Passe agora aos cogumelos. Como limpar os cogumelos porcini com um pano úmido, remova a parte terrosa com uma faca 22 e corte 300 g em cubos regulares 23. Fatie finamente os 50 g restantes de porcini 24

Transfira-os para uma tigela e tempere com um fio de azeite de oliva extra virgem 25 e uma pitada de sal, depois adicione algumas folhas de tomilho fresco 26, reserve para decorar o prato. Agora, salteie na frigideira os cogumelos restantes cortados em cubos: aqueça um fio de óleo em uma frigideira com alho, alecrim e tomilho, depois adicione os porcini em cubos 27

Deixe-os dourar em fogo alto por alguns minutos 28, eles não devem mudar de cor. Transfira-os para uma tigela 29 e reserve. Enquanto isso, leve uma panela com água salgada para ferver e coloque os nhoques 30. Cozinhe até que subam à superfície.

Enquanto os nhoques cozinham, prepare o molho: na mesma frigideira onde você cozinhou os cogumelos, adicione um fio de óleo 31, a manteiga, o tomilho desfolhado e uma pitada de pimenta 32. Escorra os nhoques aqui 33.

Deixe-os pegar sabor por alguns instantes 34. Agora você está pronto para montar o prato: despeje uma concha de molho de provola no fundo 35 e coloque os nhoques por cima 36. Se o molho engrossar, aqueça-o no micro-ondas por alguns segundos.

Decore com as fatias de cogumelo cru 37. Adicione então os cogumelos salteados 38 e finalize com um fio de azeite de oliva extra virgem cru e uma pitada de pimenta preta. Sirva imediatamente os seus nhoques com cogumelos e provola 39.

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente os nhoques com cogumelos e provola.

Você pode congelar os nhoques crus, dispondo-os bem separados em uma bandeja. Deixe-os firmar no freezer por algumas horas, depois transfira-os para práticos sacos de congelamento: assim eles não grudarão uns nos outros.

Conselho

As batatas ratte são uma variedade francesa pequena e alongada, com polpa firme e sabor amanteigado e delicado. Contêm pouca água e muito amido, qualidades que as tornam perfeitas para nhoques, pois permitem obter uma massa compacta e seca. Como alternativa, escolha batatas de polpa amarela que são mais farinhentas.

Recomenda-se escolher um Parmesão reggiano envelhecido de 24 a 36 meses.

Além dos porcini, você pode utilizar outras variedades de cogumelos com notas aromáticas intensas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.