Castagnole

/5

APRESENTAÇÃO

Castagnole, zeppole e Tortelli de Carnaval, são apenas alguns dos nomes pelos quais são chamadas estas receitas de Carnaval, que junto com as Chiacchiere são típicas do período. Entre confetes, serpentinas e máscaras, as castagnole não podem faltar! De origem romagnola, essas pequenas frituras são crocantes por fora e macias por dentro... enroladas no açúcar refinado, vão agradar a todos! A versão mais clássica prevê o uso de anis, mas recomendamos experimentar com outros aromas para encontrar a sua receita perfeita! Apesar de sua origem, as castagnole são preparadas e apreciadas em muitas regiões da Itália.

Aqui estão outras frituras de Carnaval que você não pode perder:

Descubra também os nossos docinhos de Carnaval fritos ou assados e outras receitas tradicionais como o Sanguinaccio dolce.

INGREDIENTES

para cerca de 30 castagnole
Manteiga 40 g - (macio)
Farinha tipo 00 200 g
Ovos 2
Açúcar 50 g
Casca de limão ½
Licor de anis 1 colher
Sal 1 pitada
Fermento químico em pó 8 g
Fava de baunilha 1
para polvilhar
Açúcar quanto baste
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar as castagnole, a primeira coisa a fazer é trabalhar a manteiga macia com uma colher; adicione as sementes da fava de baunilha e as raspas de limão raladas 1. Misture até obter um creme homogêneo 2. Em outra tigela, adicione a farinha e o açúcar 3.

Em seguida, peneire o fermento 4 e acrescente o sal, os ovos levemente batidos 5 e a manteiga aromatizada 6.

Adicione também o licor de anis 7 e misture primeiro com uma colher 8 e depois com as mãos 9.

Você deve obter uma massa lisa 10. Cubra-o com um prato ou filme plástico e deixe descansar por 30 minutos 11. Em seguida, transfira para uma superfície levemente enfarinhada 12.

Forme um tronco 13 e, usando uma espátula, corte cerca de 35 pedaços de 12 g 14. Em seguida, forme bolinhas 15. Ao preparar todas as bolinhas de uma vez, elas podem secar um pouco, então recomendamos cobri-las ou formá-las e fritá-las diretamente à medida que avança.

Quando o óleo atingir a temperatura de 170°C, mergulhe algumas castagnole de cada vez, usando uma escumadeira ou uma aranha de cozinha 16. Cozinhe por 2-3 minutos, virando-as até ficarem bem douradas 17. Depois, escorra-as 18.

Transfira-as para uma folha com papel toalha, ou para frituras 19 e passe-as ainda quentes no açúcar 20. Coloque-as em um prato até terminar todas 21. As castagnole estão prontas para servir!

Conservação

Recomenda-se consumir as castagnole imediatamente, ou no máximo no mesmo dia. A massa pode ser conservada na geladeira por até 1 dia. Não se aconselha a congelar.

Conselho

Se você não gosta do sabor do anis, pode usar grappa, rum ou strega! E para os mais pequenos? Use a mesma quantidade de suco de laranja. Caso contrário, pode omitir.

Não recomendamos assar as castagnole no forno, não obterá o mesmo resultado.

Use açúcar de confeiteiro misturado com um pouco de canela em vez do refinado!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.